ENGENHARIA DE SOFTWARE
DEFINIÇÃO
Engenharia: Arte de aplicar os conhecimentos científicos à invenção, aperfeiçoamento ou utilização da técnica industrial em todas as suas determinações.
Software: qualquer programa ou grupo de programas que instrui o hardware sobre a maneira como ele deve executar uma tarefa, inclusive sistemas operacionais, processadores de texto e programas de aplicação. (Definições retiradas do dicionário Michaelis).
O software pode ser classificado em:
· Sistemas genéricos, produzidos e vendidos no mercado a qualquer pessoa que queira comprá-los.
· Sistemas específicos, encomendados especificamente por um determinado cliente.
Ciclo de vida de um Sistema:
· Concepção;
· Especificação;
· Projeto Físico;
· Implementação;
· Validação;
· Avaliação;
· Manutenção
Ø Corretiva;
Ø Adaptativa.
Tipos de Software:
· Tempo Real;
· On-Line;
· Embarcado; e
· Científico.
Engenharia de software é uma área do conhecimento da computação voltada para a especificação, desenvolvimento e manutenção de sistemas de software aplicando tecnologias e práticas de gerência de projetos e outras disciplinas, objetivando organização, produtividade e qualidade.
Atualmente, essas tecnologias e práticas englobam linguagens de programação, banco de dados, ferramentas, plataformas, bibliotecas, padrões, processos e a questão da Qualidade de Software.
OBJETIVOS DA ENGENHARIA DE SOFTWARE
O seu objetivo é estabelecer uma sistemática abordagem de desenvolvimento, através de
ferramentas e técnicas apropriadas, dependendo do problema a ser abordado, considerando restrições e recursos disponíveis.
A Engenharia de Software visa sistematizar a produção, a manutenção, a evolução e a recuperação de produtos intensivos de software, de modo que ocorra dentro de prazos e custos estimados, com progresso controlado e utilizando princípios, métodos, tecnologia e processos em contínuo aprimoramento. Os produtos desenvolvidos e mantidos, seguindo um processo efetivo e segundo os preceitos da Engenharia de Software, asseguram, por construção, qualidade satisfatória, apoiando adequadamente os seus usuários na realização de suas tarefas, operam satisfatória e economicamente em ambientes reais e podem evoluir continuamente, adaptando-se a um mundo em constante evolução. (Retirado do livro Engenharia de Software e Sistemas de Informação de Denis Alcides Rezende).
ENGENHARIA DE SOFTWARE X CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
A Ciência da Computação tem como objetivo o desenvolvimento de teorias e fundamentações, enquanto que a Engenharia de Software se preocupa com as práticas de desenvolvimento de software.
ENGENHARIA DE SOFTWARE X ENGENHARIA DE SISTEMAS
A Engenharia de Sistemas trata dos sistemas baseados em computadores, que inclui
hardware e software. Enquanto a Engenharia de Software trata apenas dos aspectos de
desenvolvimento de software.
A Engenharia de Software é uma disciplina que reúne:
· Processos.
· Métodos.
· Ferramentas.
PROCESSOS
Um processo de software pode ser visto como o conjunto de atividades, métodos, práticas e transformações que guiam pessoas na produção de software. Um processo eficaz deve, claramente, considerar as relações entre as atividades, os artefatos produzidos no desenvolvimento, as ferramentas e os procedimentos necessários e a habilidade, o treinamento e a motivação do pessoal envolvido.
MÉTODOS
Método é a forma (ou caminho) que será utilizado para desenvolver um determinado processo.
FERRAMENTAS
Ferramentas é o material que será necessário para que se desenvolva com sucesso um processo.
STAKES HOLDERS
São pessoas envolvidas no processo de construção de um software. É composto por:
· Gerente de Projeto;
· Analista de Sistema;
· Programador;
· Patrocinador; e
· Cliente (Usuário).
Nenhum comentário:
Postar um comentário